Doula - Parto

Toda mulher merece uma doula.

A gestação começa, e, junto com ela, as mais variadas emoções, dúvidas e descobertas. Muitas famílias estão buscando vivenciar a gestação, o parto e a maternidade com novos paradigmas, enfrentando o status quo do mundo adormecido da obstetrícia e da puericultura engessada em conceitos que não mais representam essas pessoas. O parto, que sempre foi um evento do feminino, um rito de passagem para as mulheres, um evento íntimo e familiar, perdeu espaço para a epidemia da cirurgia agendada, privando as mulheres de vivenciar um dos eventos mais plenos de suas vidas.

A doula na preparação para o parto tem a função de ajudar a mulher a encontrar os caminhos para a retomada desta conexão com a sua potência feminina. Compartilha com a família as informações e os estudos mais recentes e alinhados com a prática de Medicina Baseada em Evidências Científicas, permitindo que o casal desmistifique as fases da gestação e esclareça as dúvidas em relação ao parto, construindo assim o cenário propício para uma experiência ativa, consciente e respeitosa.

Doula Parto

As escolhas de cada familia são exclusivas, discutidas e combinadas com suas respectivas equipes de assistência ao nascimento, e a doula compreende que cada mulher é responsável pela sua própria experiência. A presença de uma doula na preparação para o parto e no parto é mais uma ferramenta que a gestante pode dispor para tornar essa vivência respeitosa, acolhedora e resignificada de valores.

Através de encontros presenciais, a doula escuta as necessidades e as expectativas da gestante para a gestação e para o parto, orientando, acolhendo e cuidando, além de preparar o casal para o trabalho de parto e parto, conforme as convicções e escolhas de cada família. Acompanha o trabalho de parto e parto, seja ele onde for (em casa, no hospital, em Casa de Parto), alinhada com a equipe escolhida pela mulher para a assistência ao nascimento do bebê. Realiza ainda um encontro pós parto para ajudar a mãe com os primeiros cuidados, amamentação e outras necessidades.

Para cada gestante existe uma doula. Porque toda mulher merece uma doula.

Agende uma consulta para conhecer o trabalho da doula na preparação para o parto e parto.

topo

Doula Pós-Parto

Após o parto, o grande desafio começa: com o bebê nos braços, as puérperas iniciam a maternidade concreta.

Tudo é novidade, estranho e encantador ao mesmo tempo. Os conselhos chegam por todos os lados, os palpites e as opiniões mais confundem do que esclarecem a mãe cansada e repleta de anseios.

Os hormônios se ajustando, as necessidades do recém nascido - tão dependente e com uma comunicação ainda não decifrada - os desafios da amamentação, da nova rotina, a transformação da relação do casal, a privação do sono, as demandas da casa e todos os aspectos emocionais relacionados ao puerpério, podem deixar a mãe desorientada e sobrecarregada nas primeiras semanas de vida do bebê.

Doula Pós Parto

É neste cenário que entra a doula pós parto, com a missão de esclarecer a família sobre as necessidades básicas do recém nascido, orientar e apoiá-la na amamentação, ajudar a identificar as necessidades da díade mãe-bebe, priorizar as demandas, organizar a rotina, acolher as emoções, cuidar e maternar a mãe, para que ela encontre a tranquilidade e construa a confiança necessária para exercer os cuidados de seu bebê, de acordo com as suas próprias ferramentas e convicções.

O cronograma deste trabalho é feito em conjunto com a família, respeitando as necessidades de cada uma. Não há uma maneira única de maternar, nem a mais certa e muito menos a mais errada. A doula pós parto não está ali para julgar, mas para acolher e apoiar a mãe e o bebê neste processo de reconhecimento e descoberta da comunicação. Ser cuidada para poder cuidar, com respeito, amor e acolhimento.

Buscar e receber ajuda especializada não é atestado de fracasso, pelo contrário, é a garantia do sucesso!

Agende uma consulta para conhecer o trabalho da doula pós parto e planeje seu atendimento domiciliar durante a sua gestação.

topo

Consultoria em Amamentação

Amamentar pode não ser tão simples e romântico como pensamos…

Toda mãe precisa aprender a amamentar e todo bebê precisa aprender a mamar.

Bebê Mamando

Esse processo é longo, demanda entrega, o desejo de amamentar, informação de qualidade e apoio.

Desde a orientação durante a gravidez, o esclarecimento de dúvidas e soluções para as principais intercorrências sobre amamentação no pós-parto, o objetivo da consultoria em amamentação é ajudá-la a encontrar o processo de fortalecimento da sua experiência pessoal com o seu bebê, através de uma amamentação segura e prazerosa.

A mãe necessita estar tranquila e confiante do processo, para que as dúvidas, inseguranças e as interferências externas não prejudiquem o vínculo sensível entre mãe e bebê.

A consultoria em aleitamento materno pode ser realizada com o intuito de orientação - agendada durante a gestação, para a maternidade ou domicílio após a chegada do bebê - ou em situações de emergência - após a avaliação, o plano de reversão será proposto e o acompanhamento devido sugerido.

Atendimentos Oferecidos

As consultorias são domiciliares e a quantidade de atendimentos será combinada com cada família, respeitando a individualidade e as necessidades específicas de cada caso.

Orientação em Aleitamento Materno

Durante a Gestação (individual ou grupo): Abordamos a fisiologia da amamentação em termos práticos, como funciona o processo físico e emocional do aleitamento materno, dicas para contornar os principais problemas que podem aparecer nos primeiros dias pós-parto, o que é normal e o que esperar nesse processo.

Duração aproximada: 2 horas.

Durante o Pós Parto (individual): Pode ser realizada em domicílio ou na maternidade e,  geralmente, consiste na orientação sobre fisiologia da amamentação, aspectos físicos e emocionais do aleitamento materno, verificação e eventual correção da pega e postura, orientações preventivas para evitar fissuras e empedramentos, orientação para variação do posicionamento da mãe e do bebê, ordenha e armazenamento de leite materno, rotina do bebê e principais cuidados.

Duração aproximada: 2 horas.

Atendimento Emergencial (individual): Consultoria domiciliar emergencial para avaliação de lesões, empedramentos, dificuldades de pega e/ou perda de peso do bebê. Principais intercorrências avaliadas e orientadas neste tipo de atendimento:

  • Bebê que não consegue mamar ao seio;
  • Correção ou ajuste de pega;
  • Dificuldades no manejo da amamentação (mamilos planos ou invertidos);
  • Dor no seio ao amamentar;
  • Lesões mamilares (fissuras ou rachaduras nos mamilos);
  • Ingurgitamento mamário (mamas empedradas);
  • Perda ou pouco ganho de peso do bebê em aleitamento materno;
  • Pouca produção de leite materno.

Qualquer outra situação em que a amamentação não esteja ocorrendo de forma prazerosa e tranquila.

Duração aproximada: 2 horas.

topo

Depoimentos

"A doula, pra gente, foi fundamental para o sucesso do nosso parto. Sem ela acho que não teríamos conseguido. O seu amor e apoio nos ajudaram a nos manter firmes no nosso propósito de dar o melhor ao nosso filho. Somos eternamente gratos ao seu olhar que nos encorajava a cada momento, a suas palavras dizendo que o nosso filho estava chegando e ao seu sorriso que amenizava as contrações."

Graziela, parto do Rafael, Dezembro/2015

"Eu estava com um bebê de dois meses, complementando três mamadas com leite artificial e com um desejo enorme de conseguir o aleitamento exclusivo, quando me indicaram a Carol. Além de consultora em amamentação, passando informações atualizadas e livre de mitos, ela foi uma amiga, me acolheu, acalmou o meu coração, e fez com que eu passasse a confiar na minha capacidade de nutrir meu próprio filho. Com isso, eu consegui o empoderamento necessário para retirar o leite artificial e em um mês conseguimos o aleitamento exclusivo. Agora, ele completou um ano e seguimos firmes e fortes na amamentação prolongada."

Juliana, mãe do João Humberto

"Meu anjo em forma de gente… É obvio que toda mulher tem condições de parir, mas o meu parto só aconteceu de forma natural e amparado de amor e respeito pois você Carol, meu anjo em forma de gente, me encaminhou e caminhou comigo. Minha Alice estava pélvica e você me ajudou a mudar de equipe médica, me encheu de informações, me amparou em momentos de dúvidas se daria conta de parir naturalmente e foi meu ponto de equilibrio. E num domingo, a 3 dias do limite de parir natural, minha bolsa estoura às 23:25 e logo meu anjo chega à minha casa, me trazendo a força, a segurança e a confiança necessárias para trazer meu Doce Milagre ao mundo. E não é que a Alice chegou com o pé direito... Carol, meu anjo, só tenho que agradecer a Deus em primeiro lugar por ter proporcionado nosso encontro, e a você por fazer seu trabalho com tanto amor e respeito. Gratidão eterna!!!"

Ana, parto da Alice, Junho/2015

"Acho que ja passou na cabeça de todos nós comprar uma passagem só de ida pra algum lugar! Pois bem, na minha já... Só não imaginava que esse dia chegaria sem meu consentimento. Não comprei passagem, nao planejei a viagem. E assim foi... Tive o enorme presente de caminhar pelo trajeto mais florido onde encontrei informação e aconchego. E diante esse mar de novidades, conheci o significado e importância da doula (nota: antes nunca tinha ouvido falar sobre essa profissão tão antiga). Cheguei a pensar que ter uma seria "luxo", um "gasto a mais". Conversei com muita gente, pesquisei, li, me informei, e era unânime, doula é fundamental. Hoje digo com toda propriedade: sem ela tudo teria sido diferente. Teria parido, mas tudo seria bem diferente. Ela me deu a mão, e acendeu a lanterna nas trilhas mais escuras. A preocupação e o medo estavam ao lado, mas davam lugar as palavras de sabedoria e calor da minha linda doula Carol. O parto foi sem dúvida o acontecimento mais marcante de toda minha vida. A experiência mais maluca e viceral que poderia ter. Difícil e misteriosa, mas a mais linda e gratificante. A doula vai preparar todo o terreno "áspero" e escuro pra vc deslizar e passar com a melhor sensação que puder. Senti cada movimento, cada dor, cada puxo, ate envolver aos meus braços esse pequeno ser de luz. E quem estava ao meu lado? Atrás de mim me apoiando a cada contração? Me lembrando da importância de cada respiração? De manter meus pés aterrados ao chão? A doula. É tanta coisa junta acontecendo, que não damos conta de coordenar pensamentos quiçá respiração. Ela falava durante a madrugada de TP que era minha escrava e estava ali pra me servir. Eu brinquei com isso. Ela não. Muito respeito e agradecimento por ter cruzado a trilha dela. De pensar que não estava sozinha nessa viagem sem volta que é a maternidade. E com as palavras dela eu termino: eu agradeço, agradeço e agradeço!"

Marina, parto da Olivia, Janeiro/2015

"O dia 29/04/2015 foi um dos mais importantes da minha vida. Foi quando tive a alegria do nascimento da minha filha Stella. Nesse dia pude contar com a presença imprescindível da doula Carol Rodrigues. Antes de chamá-la para nos ajudar, tivemos dúvida se seu trabalho seria realmente necessário, afinal já estávamos com uma boa equipe médica a nos amparar. Após todo o meu trabalho de parto e enfim após o nascimento de minha filha, ao fazer uma rápida reflexão não tive dúvidas de quanto o seu trabalho foi importante e fundamental para o sucesso que tive em meu parto. Sonhava com um parto natural, e sabia que se não resistisse às ondas das contrações e solicitasse analgesia, provavelmente seria submetida às intervenções como indução do parto com ocitocina sintética e episiotomia. Consegui resistir e nada disso foi necessário, mas por trás dessa força para suportar as famosas “dores do parto” esteve o belíssimo trabalho da Carol. Com amor, paciência, carinho e entrega, ela me acompanhou o tempo todo e, com as massagens feitas a cada contração, permitiu que meu parto fosse conduzido sem intervenções desnecessárias e consegui resistir às contrações até o fim. Não fora seu trabalho, dificilmente teria conseguido um parto ativo como foi o meu. E como diz meu marido: “nunca vi alguém se doar tanto a outra pessoa sem nem mesmo conhecê-la bem”. Além de profissional, Carol vira amiga, se preocupa com cada gestante antes, durante e após o nascimento do bebê, sendo sempre atenciosa e preocupada com nossa conduta como gestante e, após, como mãe. Obrigada por tudo, querida! Que você continue fazendo esse lindo e impecável trabalho cheio de amor."

Lilian, parto da Stella, Abril/2015

“Apesar de já ter ouvido falar do trabalho de Doulas, foi na gestação da Liz, minha segunda filha, que tive a oportunidade de realmente compreender e sentir profundamente a importância desse ofício. Aliás, tive a oportunidade de concluir que se trata de muito mais que um ofício, trata-se de uma missão espiritual na Terra. Compreendi que doulas são missionárias da vida. Também, pudera! Compreendi tudo isso por meio das mãos, olhares, abraços, conselhos e silêncio da querida doula que escolhi. Na verdade, tenho pra mim, que não a escolhi: a recebi de presente! Como uma dessas surpresas saborosas que a vida nos apresenta em formato de “coincidências” do destino! A Carol nos trouxe luz, apoio, esclarecimento, informação científica, confiança, carinho, concentração e sobretudo união e respeito. Soube gentilmente como medir as palavras de esclarecimento e os gestos de carinho. Soube com delicadeza abençoar e unir nossa família. Com sabedoria, nos proporcionou reflexão, fazendo-nos mergulhar a fundo nos nossos medos, alegrias e nós emocionais. Soube tocar e alimentar nossa força. Ela nos mostrou a potência do seu amor e a magnitude da sua competência ao cuidar e amparar tão docemente nossa família, tornando ainda mais importante e inesquecível a chegada da nossa pequena Liz. Com ela fizemos descobertas, alinhamos expectativas e unimos nossos corações. A sua presença nos fortaleceu, nos ajudou muito, mais do que talvez ela possa imaginar! Foi realmente importante tê-la por perto. Hoje sei que todos os prazeres e dores dessa chegada pra sempre serão lembrados e guardados com muito carinho e emoção. E ela estava lá, me lembrando de respirar, me tranquilizando, segurando forte minha mão e meu coração. Isso é inesquecível, não tem preço e nem explicação! Muita gratidão, minha amiga! Que pelas suas mãos muitas outras mães e pais possam também receber seus filhos ainda mais fortalecidos em união e amor!"

Heloisa, parto da Liz, Março/2015

"No dia 06/09/2015 às 01h02 da madrugada, nasceu meu filho Guilherme. Foram longas 24 horas em trabalho de parto e a doula Carolina Rodrigues o tempo todo me acompanhando. Os olhares que me encorajavam, as doces palavras que me acalmavam, as mãos que me massageavam aliviando as dores da contração. Foi fundamental para que eu acreditasse em mim, na força que eu tinha para ir até o fim e parir de uma forma linda e respeitosa. Gratidão!"

Adriana, parto do Guilherme, Setembro/2015

"Com bolsa rota, fui internada no hospital escola... Passei a noite bem, sem dor... Quando deu 7:00 da manhã o meu papai do céu me mandou um anjo... Mais perfeito, melhor do que qualquer médico... Carol... Ela, sem me conhecer, veio no momento em que eu mais precisava... Ela veio com suas mãos de anjo, me ajudando... Me acalmando... Em plena sexta-feira, eu ali com muita dor, mas muita dor mesmo, que só Deus sabe... Ela começou a fazer massagem... Passou um óleo em mim, ficou do meu lado me ajudando, me dando força... Hoje tenho a certeza que se não fosse ela, meu anjo Carol, naquele momento, eu tinha ficado mais tempo em trabalho de parto... Meu parto foi muito rápido. Minha bebê nasceu era 11:43 da manhã e esse tempo todo ela estava comigo, cuidando de mim... Minha filha nasceu bem, gordinha e saudável... Graças a você, minha amiga e companheira, Carol Doula... Meu anjo... Parabéns pela sua profissão!"

Luana, parto do Matheus, Outubro/2014
topo